Crescimento do Mercado de Games no Brasil
Mercado de Games no Brasil: Dados do Censo Brasileiro, Um Panorama, Tempos de Pandemia e Serviços de Streaming
De acordo com os resultados que foram apresentados pela 19ª Pesquisa Global de Mídia e Entretenimento, que foi realizada pela PwC, o mercado de games no Brasil deve crescer cerca de 5% até 2022.
No ano de 2018, o faturamento do mercado brasileiro de games chegou na marca de 1,5 bilhão de dólares. Esse número leva o Brasil a liderar o setor na América Latina e a ser o 13º maior mercado de jogos eletrônicos de todo o mundo.
Ainda de acordo com a pesquisa da PwC, apenas no que diz respeito aos jogos de celulares, o faturamento deve chegar a 878 milhões de dólares em 2022. No mesmo ano, o faturamento estimado dos jogos digitais em território brasileiro vai chegar em 1,756 bilhão de dólares.
A pesquisa em questão analisou 15 segmentos diferentes do mercado de games em um total de 53 países pelo mundo. Por conta disso, o estudo chegou a outro dado interessante. Ela indicou que o faturamento global do mercado mundial de games deve chegar em 2,4 trilhões de dólares em 2022. Aliás, esse é um dadoque revela o quanto o mercado de games é um dos mais promissores em um nível global.
Na mesma pesquisa, se verifica que os dois mercados que mais vão crescer no mundo até 2022 são o mercado de games e o de Marketing Digital. Deste ano até 2022, estima-se que o mercado de games deve crescer aproximadamente 15%.
Diante desses dados, não é possível negar a força que o mercado de games tem no mundo, e especialmente no Brasil. Afinal, estamos em um país onde o crescimento desse mercado é maior do que poderíamos imaginar.
Mercado de Games no Brasil - Dados do Censo Brasileiro de 2018

Segundo informações do relatório de pesquisa do 2º Censo da Indústria Brasileira de Jogos Digitais, que foi financiada a partir de um acordo de cooperação técnica feito entre o Ministério da Cultura, a Agência Brasileira de Cooperação e a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura – Unesco, o Brasil tinha até o ano de 2018, um total de 375 empresas desenvolvedoras de jogos digitais. Isso representa um aumento de quase 200% em relação ao último censo desse tipo, que foi feito em 2014.
Desse total de empresas desenvolvedoras identificadas pelo Censo, 276 eram negócios formais, sendo 99 delas pertencentes ao mercado informal.
O mesmo relatório confirma que os estados de São Paulo e Rio de Janeiro lideram o mercado de games brasileiro, concentrando 42% das empresas desenvolvedoras de jogos do país. Inclusive, a região Sudeste como um todo é a maior referência nesse sentido. Pois tem 53% do total das empresas brasileiras de jogos digitais.
Mas nem só nas grandes metrópoles essas empresas estão. A pesquisa ainda revelou que em 2018, aproximadamente 28% das empresas de jogos digitais estavam situadas fora das grandes capitais do país. Em 2014, esse número era de 23%.
Lembrando que estes são dados referentes a 2018, ano em que o último Censo desse tipo foi realizado com o objetivo de obter um panorama real de como anda o mercado brasileiro de games. Na época, o Ministério da Cultura ainda existia, pois o órgão foi extinto com a última transição de governos no âmbito federal. Por isso, não sabe seum novo estudo como esse voltará a ser realizado dentro de 4 anos.
Mercado Brasileiro de Games - Um Panorama
De acordo com a Abragames, que é a Associação Brasileira de Empresas Desenvolvedoras de Jogos Digitais, o Brasil ainda perde em termos de mercado para outros países como os Estados Unidos, o Canadá, o Japão, a França e o Reino Unido. Ainda assim, é fato que o Brasil tem uma indústria de games com um dos maiores potenciais do mundo. Quanto a isso, não há o que contestar.
Embora a economia brasileira esteja passando por uma série de dificuldades no atual momento, a indústria de games no Brasil está passando por um crescimento histórico.
De acordo com dados da Pesquisa de Inovação Tecnológica, a Pintec, que faz parte do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, a quantidade de empresas que desenvolvem programas de computador no país cresce em uma média de 9,5% a cada ano.
Nos últimos 4 anos, o crescimento do número de empresas brasileiras desenvolvedoras de jogos digitais foi quase 5 vezes maior do que a média de crescimento das empresas que desenvolvem softwares. E esse é apenas um exemplo de dado que prova a força do mercado de games no Brasil.
Entre os anos de 2016 e 2017, o número de jogos desenvolvidos no Brasil também cresceu. Enquanto no ano de 2016, foram 755 jogos desenvolvidos no país, em 2017, esse número aumentou para 946 jogos. Dado que representa um aumento de 28%. Se forem considerados apenas os jogos digitais de entretenimento, tirando da conta os jogos educativos, o crescimento foi ainda maior, de 50% de um ano para o outro. Os dados são da Abragames.
O Mercado de Games em Tempos de Pandemia

Essa informação pode até ser surpreendente para muitas pessoas, mas se existe um mercado que tem conseguido passar pela crise econômica do mundo pós-pandemia do novo Coronavírus sem prejuízos, esse mercado é a Indústria de Games.
De acordo com dados da Superdata, uma das empresas do grupo Nielsen, o total de gastos feito pelos consumidores de todo o mundo com jogos digitais em março de 2020 foi de pouco mais de 10 bilhões de dólares. Para você ter uma ideia, esse é o maior montante mensal que já foi gasto dentro do mercado mundial de gamesem toda a sua história na indústria.
Especialistas do mercado interpretam que essa é uma consequência direta das medidas de isolamento social, que foram impostas em diversos países pelo mundo. Ao ficarem mais tempo em casa, os consumidores não economizaram nos games e investiram cada vez mais nesse entretenimento durante a quarentena.
Esses dados globais não comprovam apenas o potencial do mercado, mas também mostram que os games são produtos cuja principal característica é o seu alcance internacional. Os jogos superam a barreira do idioma e permitem que o mercado conquiste clientes independente da nacionalidade deles.
Além disso, os games que fazem parte da nossa vida podem até ser, em sua maioria, desenvolvidos pelas empresas norte-americanas. Mas com toda a certeza, o processo de criação dos jogos passou pelas mãos de outros profissionais. Criadores, desenvolvedores, animadores, entre outros profissionais que podem ser de qualquer lugar do mundo. Inclusive, do Brasil, já que também temos mão de obra qualificada aqui mesmo, no nosso país.
O Mercado de Games e os Serviços de Streaming
A Internet tem um papel fundamental para a popularização dos games, especialmente entre o público mais jovem. Afinal, o mercado de games soube bem aproveitar as ferramentas digitais que estão atualmente à nossa disposição.
Em plataformas como o Youtube e o Facebook, as pessoas jogam os seus jogos favoritos e transmitem as partidas ao vivo para os seus seguidores. Essa é uma prática cada vez mais comum entre quem gosta de jogar e quer compartilhar as suas habilidades nos jogos com outras pessoas.
Youtubers famosos no Brasil já embarcaram nessa ideia. Dentre eles, Rezende Evil, Samira Close, LubaTV, entre outros. E até mesmo as celebridades estão descobrindo mais sobre esse universo dos games. É esse o caso de Anitta, que entrou recentemente para o mercado e vai fazer streaming de jogos com exclusividade no Facebook Gaming.
Com isso, temos que uma das principais razões para o crescimento do mercado de games no Brasil é fato de o mercado ter essa flexibilidade para atrair todos os tipos de público. Afinal, até mesmo quem não tem tanta experiência assim com os jogos eletrônicos pode se arriscar a jogar e, quem sabe, se tornar um grande jogador a longo prazo.
E a boa notícia é que a ideia do streaming de jogos também rende um bom dinheiro para quem nele investe. No Youtube, além da renda que pode ser formada a partir das visualizações de uma transmissão ao vivo, os espectadores também podem doar dinheiro enquanto o player está jogando. Não é à toa que hoje em dia, são muitas as pessoas que tem na transmissão de jogos online, a sua principal fonte de renda.
Conclusão
Diante de tudo o que foi apresentado anteriormente, não é exagero dizer que o mercado de games está se consolidando como a grande tendência do momento. Aliás, não apenas do momento presente, mas também do futuro.
E essa realidade só é possível por conta da diversidade de jogos e dos avanços tecnológicos que permitem que os games cheguem para o público com ainda mais consistência de narrativa, qualidade de imagens e movimentos e interatividade com o público. Por isso, esse é um mercado que só tende a crescer daqui em diante. Não há a menor dúvida disso.
Então, a pergunta que fica no ar é a seguinte. Você já embarcou com tudo no mercado dos games ou ainda está esperando por uma oportunidade de ser um grande jogador?
Você também pode gostar
Skyrim: Como Fazer Poção de Fortificação?
Veja quais ingredientes são utilizados para criar poção de fortificação no jogo Skyrim The Elder Scrolls V
The Forest: Como Fazer a Melhor Lança?
Veja como e o que é necessário para criar a melhor lança no jogo The Forest
Cavaleiros do Zodíaco: Guerra Galática: 5 Grandes Momentos
Separamos 5 grandes momentos dos Cavaleiros do Zodíaco saga Guerra Galáctica, confira no post!
Rascunhos que você pode gostar
Histórias próprias e "não oficiais" inspiradas em universos que já amamos